FOTO: Nasa
Eclipse solar total só poderá ser observado da Antártica.
Eclipse é o nome dado a quando um objeto “atrapalha”, temporariamente, a luz que vem da estrela — no nosso caso, o Sol. Existem dois tipos de eclipses vistos aqui na Terra: o solar e o lunar. No eclipse lunar, a Terra passa entre a Lua e o Sol, gerando uma sombra no nosso satélite natural durante este trânsito. Já no eclipse solar, a Lua passa em frente ao Sol, a partir do nosso ponto de vista, podendo ocultá-lo total ou parcialmente.
(Imagem: Reprodução/Oregon State University)
Um eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, coisa que só pode ocorrer na fase da Lua Nova, pois é nessa fase que ela nasce mais ou menos junto do nascer do Sol.
Segundo a NASA, o eclipse solar total ou parcial, só será visto na Antártica, e alguns habitantes do hemisfério sul poderão observá-lo. O Brasil não está na lista dos países que acompanharão o fenômeno.
Se o tempo permitir, os amantes da astronomia vão poder assistir ao vivo ao eclipse solar total visto da Antártica no canal da Nasa no YouTube e no site da agência (nasa.gov/live).
A transmissão começa às 3h30 (horário de Brasília), coincidindo com o início do eclipse solar total. O fenômeno chega a seu ápice às 4h44 e termina às 5h37.
FONTE: BBC.COM
Deixe um comentário