A Escolha do Novo Papa.
A escolha do novo líder da Igreja Católica começa entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Durante esse período, o Vaticano convoca o chamado Colégio dos Cardeais, com religiosos do mundo inteiro.
Cardeais se reúnem em uma assembleia na Capela Sistina, no Vaticano, denominada conclave – termo de origem latina, “cum clavis”, cujo significado é “fechado à chave”.
138 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a participar da eleição do novo papa, sendo sete brasileiros.
CONCLAVE
Desde 1621, o voto que escolhe o Novo Papa é secreto e impresso. A legislação também estabelece a obrigação de segredo sobre o que ocorreu durante o conclave.
A cerimônia começa com um cortejo da Capela Paulina até a Capela Sistina, onde as portas são então trancadas e as chaves são retiradas. O isolamento é garantido pelo cardeal camerlengo, no interior, e pelo prefeito da Casa Pontifícia, no exterior.
O cardeal que obtiver dois terços dos votos é eleito. Se houver impasse, uma votação por maioria absoluta pode ser realizada. Após o resultado, o decano dos cardeais pergunta ao eleito se aceita a eleição. Caso haja aceitação, ele assume imediatamente o pontificado e escolhe seu nome como Papa.
LEIA MAIS:
MORRE O PAPA FRANSCISCO. PRIMEIRO PAPA JESUÍTA E LATINO AMERICANO
Deixe um comentário