Como Posso Orar?

 

Como cristãos, temos o poderoso privilégio da oração. Sabemos que a oração é importante e que deve fazer parte de nossas vidas diárias. E ainda assim, orar nem sempre é fácil. Às vezes ecoamos a pergunta dos discípulos de Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11:1).

Jesus deu a Seus discípulos um exemplo de oração, conhecida como Pai Nosso. Ela é literalmente recitado pelos cristãos. Mais tarde, as igrejas desenvolveram muitas outras orações que poderiam ser usadas pelas pessoas para recitar literalmente. 

Ore usando suas próprias palavras

A Bíblia deixa claro, no entanto, que também devemos usar ou expressar nossas próprias palavras para nossas orações. Não há prescrições sobre a duração ou o conteúdo, muito menos sobre o texto exato de nossas orações. Jesus deixa isso claro em Mateus 6: 7“Ao orar, não amontoem frases vazias como os gentios, pois pensam que serão ouvidos por suas muitas repetições. Não sejam como eles, pois vosso Pai sabe o que vocês precisam antes de Lhe pedirem. ”

Orações pessoais: entre você e Deus.

Em toda a Bíblia, encontramos muitos exemplos de orações que se encaixavam em uma ocasião específica, expressavam emoções ou dúvidas pessoais de alguém e não seriam de todo adequados para serem copiados por outras pessoas em diferentes circunstâncias. Isso é compreensível. A oração pode ser uma comunicação muito pessoal com o Criador do universo. 

Ore por si mesmo

Orar por nós mesmos é necessário. “Em tudo, através da oração e súplica, com ações de graça, façam com que vossos pedidos sejam conhecidos por Deus” (Filipenses 4: 6). Se derramarmos nossos corações diante de Deus em oração, podemos ter certeza de que Ele ouve. “Porque todo aquele que pede recebe, e quem procura encontra, e a quem bate será aberto” (Mateus 7: 8).

Ore pela sua família.

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. É importante colocarmos diante de Deus todos da nossa família. 

Em um mundo tão agitado, é inevitável que pais se preocupem com filhos, avós com netos, tios com sobrinhos, irmãos, primos e por aí em diante. Por isso, oremos com fé por cada um de nossos familiares.

Então, vamos colocar todos os nossos familiares sob a proteção do sangue precioso de Jesus para que todos fiquem livres de assaltos, brigas, violência, confusão e tudo que possa prejudicá-los física ou espiritualmente.

Ore por seus amigos.


Jó orou por seus amigos, leia Jó 42:10. E depois que Jó intercedeu pelos seus amigos, o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe concedeu em dobro tudo o que possuía antes. O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.

E depois que Jó intercedeu pelos seus amigos, o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe concedeu em dobro tudo o que possuía antes. O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.


Ore pelas Autoridades


Por intermédio do apóstolo Paulo, Deus nos diz que  devemos orar pelas autoridades, o que inclui o prefeito da nossa cidade, o governador do nosso Estado e a presidente do País.
Leiamos a instrução:

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2.1-4).


Ore pelos inimigos


Jesus nos ensinou a orar por aqueles que nos perseguem. Ao mostrar seus discípulos como se comportarem diante dos outros, o nosso Mestre disse que a tradição de odiar aqueles que nos perseguem não provém de Deus. Por isso, oração pelos inimigos é um convite de Jesus a viver seu reino aqui neste mundo.

Tags:

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *