Trabalha em domingos e feriados? Veja o que vai mudar com as novas regras que entram em vigor a partir de julho.

 

    

A partir de 1º de julho próximo, as  empresas das áreas de comércio e serviços terão que negociar com sindicatos para escalar funcionários em domingos e feriados. 

A exigência foi restabelecida pela Portaria nº 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revogando a permissão automática que vigorava desde 2021. Empresas que não firmarem acordos coletivos estarão sujeitas a sanções e deverão compensar os funcionários com pagamento em dobro ou folga equivalente. A medida reacende o debate sobre o impacto da negociação sindical obrigatória para trabalhadores e empresários.

O que muda?

Até então, empresas de comércio e serviços podiam escalar funcionários para domingos e feriados sem precisar de autorização sindical. Com a nova regra, o trabalho nesses dias só será permitido se houver acordo coletivo.

A nova regra atinge principalmente setores como:

  • Comércio varejista (shopping centers, lojas de rua, supermercados)
  • Farmácias e drogarias
  • Serviços em geral (restaurantes, hotéis, salões de beleza)

Já setores essenciais, como saúde, segurança, transporte e energianão serão afetados. Empresas desses segmentos poderão continuar operando em domingos e feriados sem necessidade de negociação sindical.

FONTE: BLOG DO DINA

Tags:

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *